Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Especialista orienta sobre como manter o coração saudável


Problemas cardíacos atingem aproximadamente 35% da população acima dos 40 anos
Ascom/Sesau
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado esta semana, é também um alerta para quem deseja ter uma vida saudável e evitar problemas no coração. Servidores do Hospital Geral do Estado (HGE) foram orientados sobre esse mal que atinge aproximadamente 35% da população acima dos 40 anos. Para o cardiologista e coordenador da Unidade de Dor Torácica, Adelson Miranda, a hipertensão arterial é um fator de grande risco e vilã da saúde.



Para isso, técnicos distribuíram durante todo o dia a cartilha Cuide bem do seu coração, elaborada pelo hospital com o objetivo de esclarecer sobre a importância de bons hábitos, como alimentação apropriada e a prática de atividades físicas regularmente, são fatores que contribuem na prevenção das doenças cardíacas.



“A hipertensão arterial ou pressão alta, quando não tratada, é o principal fator de risco para derrames, paralisação dos rins, lesões nas artérias, alterações na visão além das doenças do coração. Por isso, é importante o cuidado com a pressão”, explicou, Adelson Miranda, coordenador da Unidade de Dor Torácica (UDT) do HGE. De acordo com ele, o HGE registra por ano aproximadamente dois mil pacientes cardiopatas. Esse quadro pode ser constatado na área azul do HGE, onde cerca de 80% dos pacientes são portadores de hipertensão.



As doenças cardiovasculares incluem hipertensão, doença cardíaca coronariana (infarto e angina), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Acidente Vascular Cerebral (AVC), cardiopatias congênitas, entre outros.



Atualmente, 300 mil brasileiros morrem a cada ano, por causa de doenças cardiovasculares. Segundo estimativas, cerca de 1/3 das pessoas que sofrem infarto não sobrevivem e a maioria das mortes ocorre dentro de duas horas.



Como medidas de prevenção, o cardiologista recomenda que sejam controlados os fatores de risco, como diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, excesso de peso, sedentarismo, abuso no consumo de sal, excesso de álcool, tabagismo e estresse.



“É importante lembrar que a hipertensão tem tratamento, mas não cura. Manter uma vida equilibrada e saudável, com atividades que proporcionem prazer e exercício físico é fundamental. Adotar um estilo de vida saudável é pensar no conjunto de todos estes aspectos visando uma melhoria na qualidade de vida e na saúde do corpo”, explicou.



Hiperdia - Para atender os portadores de hipertensão, o Ministério da Saúde possui o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia). O programa tem por objetivo diminuir a procura por pronto-atendimentos, as internações, gastos com tratamento de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, melhorando a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença.



A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############