Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

"A linha e o linho"

PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL




A construção de um pensamento através de metáforas é muito comum nas letras de músicas brasileiras. São figuras de linguagem que permitem uma melhor compreensão da mensagem por analogia. É o caso de “A linha e o linho” de Gilberto Gil, música lançada em 1983, que usa a prática do bordado para dar força ao desejo do “eu lírico” de falar sobre o entrelaçamento efetivo e permanente entre ele e a pessoa que ama, a costura de uma história sentimental.

“É a sua vida que quero bordar na minha/Como se eu fosse o pano e você a linha/E a agulha do real nas mãos da fantasia/Fosse bordado, ponto a ponto, nosso dia-a-dia”. O personagem da música, ao querer afirmar sua vontade de consolidar a relação com alguém que ama, utiliza-se da ação de bordar para compor a imagem de um único sentido na vida de dois enamorados. A linha se envolvendo no pano e formando juntos os desenhos do enredo romântico. O sonho tornando-se realidade. As iniciativas e as atitudes construindo o mundo real, como se fosse uma agulha nas mãos de alguém, que ponto a ponto estivesse produzindo um bordado.

“E fosse aparecendo aos poucos nosso amor/Os nossos sentimentos loucos, nosso amor”. Quem se dá ao trabalho de executar um bordado vai se realizando, ao perceber que lentamente vão se delineando os contornos da figura que projetou. Metaforicamente é assim que se define a estrutura de uma história de amor. O movimento das mãos ágeis e habilidosas de quem está a bordar, simbolizam o vivenciar de sentimentos loucos na consolidação de um envolvimento amoroso.

“O zig-zag dos tormentos, as cores da alegria/A curva generosa da compreensão/Formando a pétala da rosa da paixão/Sua vida o meu caminho, nosso amor/Você a linha e eu o linho, nosso amor”. O ziguezaguear da agulha penetrando no pano, a revelar o colorido da imagem do bordado, tem semelhança com o vai e vem de acontecimentos que refletem os prazeres de uma envoltura romântica. A “rosa da paixão” representando, a cada pétala formada, a compreensão de que os dois começam a construir caminhos comuns na vida, assim como fazem a linha e o linho.

“Nossa colcha de cama, nossa toalha de mesa/ Reproduzidos no bordado/A casa, a estrada, a correnteza/O sol, a ave, as árvores, o ninho da beleza”. A colcha da cama e a toalha de mesa são utensílios na vida de um casal, relacionados ao descanso e ao alimento de forma compartilhada. Neles bordados os cenários da vida a dois, a casa, a estrada, o ambiente, a natureza, o verdadeiro ninho da beleza do amor.

• Integra a série de crônicas “PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############