Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

"A natureza das coisas"

PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL




O pernambucano Aciolly Neto compôs músicas que se imortalizaram no cancioneiro nordestino. Uma delas é “A natureza das coisas” que alcançou enorme sucesso interpretada tanto por Flávio José, quanto por Elba Ramalho. Uma letra que nos leva a refletir sobre a ansiedade que temos em querer apressar acontecimentos desejados.

“Se avexe não/Amanhã pode acontecer tudo/Inclusive nada”. Para que se precipitar, colocar os pés pela mão, como se diz na linguagem popular, se o futuro a Deus pertence? É preciso respeitar o curso natural das coisas. Amanhã pode ser igual, ou melhor, ao que sonhamos, mas também pode não acontecer nada. Não quer dizer que devamos nos acomodar e esperar que o destino trace o caminhar da nossa vida, mas também não podemos atropelar os acontecimentos, provocar açodadamente a realização dos fatos.

“Se avexe não/A lagarta rasteja/Até o dia em que cria asas”. O ensinamento da paciência, do saber a hora certa de dar o passo adiante. A lagarta sabe que só pode voar quando criar asas, enquanto isso não acontece ela fica rastejando. Assim deve ser o nosso comportamento, avaliando sempre a nossa capacidade de agir para não cometermos erros dos quais nos arrependamos depois. 

“Se avexe não/Que a burrinha da felicidade/Nunca se atrasa./Se avexe não/Amanhã ela pára/Na porta da sua casa”. O momento do contentamento, da conquista, planejada ou não, do sucesso, chega sem você menos esperar, porque está nos desígnios de Deus. Não chega fora de hora, nem antes, nem depois. Necessário se faz que saiba identificar o instante em que “ela pára na porta da sua casa”, ter a consciência das oportunidades, ser suficientemente arguto para aproveitar a ocasião favorável que lhe é oferecida. 

“Se avexe não/Toda caminhada começa/No primeiro passo”. Iniciar a jornada com calma, dando rumo à vida passo a passo, perseverante, mas não precipitado. O primeiro passo define a trilha que se quer seguir, a direção que vai tomar no passar do tempo. Por isso tem que ser dado com plena noção do que esteja fazendo, sem aventuras, de forma previdente, cauteloso, mas com determinação, vontade, coragem.

“A natureza não tem pressa/Segue seu compasso/Inexoravelmente chega lá”. As leis da natureza são definidas pelo Criador do universo, não temos como contrariá-las. E elas cumprem o seu rito normal, na conformidade do que estabelece a providência divina. Queiramos ou não, a força da natureza está fora do nosso arbítrio e o que tiver de ser será. Impressiona como o compositor demonstra toda a sua capacidade de construção poética ao incluir uma palavra como “inexoravelmente” na letra de uma música. 

“Se avexe não/Observe quem vai/Subindo a ladeira/Seja princesa, ou seja, lavadeira/Pra ir mais alto/Vai ter que suar”. Vem nessa estrofe o maior ensinamento. Para “subir a ladeira”, em outras palavras, vencer na vida, independente da classe social a que pertença, tem que batalhar, lutar, suar. Nada vem de graça, sem esforço. Pode até ser que uns tenham mais oportunidades do que outros, mas todos, indistintamente, têm que pelejar, empenhar-se, enfrentar com disposição as intempéries para vencê-las. 

• Integra a série de crônicas “PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############