Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O QUE É POLÍTICA?

PORTAL D

O SERVIDOR PÚBLICO DO BRASILO QUE É POLÍTICA?


Opnião:






Inicialamente é triste observar que a força empregada em alguns países considerados democráticos, é apenas para produzir ricos e não riqueza. Para entender essa questão é só comparar países desenvolvidos como a Alemanha e o Brasil. Dados mostram elevado índice de distribuição de riqueza na alemanha, o país exporta tecnológia, inclusive para o Brasil, IDH elevado. Jà o Brasil, temos uma minoria muito rica e a maioria esmagadora de pobres inclusive que vivem abaixo da linha da pobreza. Não produz riqueza, importa tecnologia de vários países como da alemanha. País está entre os mais corruptos do mundo, isso quer dizer que a política é uma ferramenta de enriquecimento próprio, ao invés de ser aplicada na produção de riqueza para o país, ou seja geração de emprego e renda.

Ma isso tem uma explicação: enquanto existir a aplicação e predomínio da idéia de crescimento individual, uma das vertentes do capitalismo, o país continuará subdesenvolvido. O Brasil é um país de 3º mundo e tem altos indíces de corrupção de pessoas escolhidas para representar o interesse da maioria. Numa empresa capitalista como o mercado exige que seja, nenhum patrão mantém um empregado que não dê lucros ou algum retorno financeiro, todos possuem metas. Então por que manter na administração do seu país, alguém que você paga 40% do que produz e não tem nenhum tipo de retorno?

O povo brasileiro está mal acostumado no trato com essa classe política, o Médico que cuida da sua saúde estudou mais de 10 anos para prestar um atendimento especializado e sem dúvidas merece o nosso respeito. Um político normalmente vem de representação popular, das comunidades, e não é exigido nenhum grau de escolaridade. Podem ser filhos de políticos, e são treinados para vender uma idéia, ferramenta que não o obriga a cumprir o que "promete". E de promessa em promessa o país caminha sempre na direção e no interesse de uma minoria, deixando a maioria da sociedade "á espera de um Milagre!"



O que é POLITICA?



Para responder a essa pergunta vamos ter que voltar no tempo. Muitas traduções e versões existem para uma mesma sistemática. Muitos consideram a Política como arte, mas existem aqueles que fazem dessa arte uma forma de enganar as pessoas e tirar proveito próprio de bens comuns. Mas como estudiosos que somos desse assunto vamos á fundo buscar a informação correta.

Sendo assim temos que "A Política" é uma derivação grega, em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade, porém o conceito de polis é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém na atualidade representa as atividades praticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.






Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam. O motivo deste desinteresse é muito fácil: vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.Os nossos governantes não querem cidadãos críticos, mas sim "ovelhas" para guiarem e facilmente dominarem, e que garantam a sua permanência no poder. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem eles que isso é a pura coisa política.

A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Ser político tornou-se profissão e das melhores, recebe-se altos salários para se beneficiar (salvo as raras exceções), pelo menos no nosso país isso é regra. O homem tem a inteligência e a força para mudar a natureza a seu favor, e só depende dele para que esta mudança seja boa ou má, e isso não é culpa da política. Não deve haver imposição, utilizar da força para fazer valer uma idéia individual é contra a coisa política, sucumbe a liberdade.

Devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra "política".


Literatura para quem quer se aprofundar nesse assunto tão importante na vida de todos:
A Política:

Aristóteles
Dicionário de Política:

Norberto Bobbio
O Príncipe - Maquiavel

Autor: Maquiavel, Nicolau

Editora: Wmf Martins Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############