Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Câncer de testículos: entenda e previna-se

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****


Câncer de testículos: entenda e previna-se

Tags: 


Estima-se que aproximadamente 5% dos casos de tumor entre indivíduos do sexo masculino seja o tumor de testículo. Embora esse dado demonstre que esse tipo de câncer não é muito frequente, ele merece atenção, pois, é mais comum em pessoas jovens que estão em idade reprodutiva. No geral, as pessoas têm entre 15 e 50 anos de idade apenas. É válido ressaltar que quando descoberto no início, a cura é fácil e o índice de mortalidade muito baixo.

No corpo do homem, os testículos fazer parte do seu órgão reprodutivo. São eles que produzem os espermatozoides. Em alguns homens, acontece do testículo não descer para o saco escrotal, como deveria. Quando isso acontece, é chamado de criptorquidia. Homens que são criptorquidas têm maiores chances de desenvolver o tumor no testículo e precisam ficar ainda mais atentos.

Como falamos, ele acomete mais as pessoas jovens. Isso faz com que muitas vezes ele seja confundido com inflamações dos testículos e do epidídimo, que podem ser transmitidas sexualmente e recebem o nome de orquiepididimites. Os sinais clínicos podem parecer muito semelhantes e as duas doenças podem até ocorrer conjuntamente. Se um homem for a um médico e o diagnóstico for de inflamação, o tratamento deve ser feito corretamente. Se a melhora ou cura não for observada, é muito importante que o paciente volte ao médico para que a investigação de um possível tumor possa ser realizada.
Quais os sintomas?

O aparecimento de um nódulo duro do tamanho de uma ervilha, que não causa dor, é o sintoma mais frequente. Porém, se o homem notar qualquer massa estranha no testículo, independentemente do formato, do tamanho ou da presença ou não de dor, é muito importante que ele procure um médico o quanto antes. De preferência, se o paciente tiver acesso, ele deve procurar um urologista imediatamente.

Outros sintomas que devem servir como alerta aos homens é o aumento do tamanho ou a diminuição do volume dos testículos, dor no abdome inferior, aumento na sensibilidade dos mamilos e presença de sangue na urina.

Homens que têm parentes que já tiveram câncer de testículo, ou que são criptorquidas ou ainda que tiveram alguma lesão ou trauma nos testículos, devem ficar ainda mais atento pois esses são fatores de risco. O criptorquidismo é descoberto ainda na infância. O pediatra deve acompanhar a descida dos testículos para a bolsa escrotal da criança.
A prevenção

Como sempre, a melhor maneira de lidar com essa doença também é se prevenindo e se cuidando para eu caso ela ocorra, o tratamento possa ser iniciado o quanto antes. Para isso, o homem deve realizar o autoexame mensalmente. Caso note alguma alteração no tamanho dos testículos ou a presença de qualquer massa diferente, o médico deve ser procurado imediatamente.

A evolução da doença, no geral, é rápida. Porém, o diagnóstico é relativamente simples e o índice de cura é alto. Um procedimento cirúrgico para a coleta de material para a biopsia pode ser realizado. Quando o resultado é positivo para câncer, a retirada do testículo afetado é o tratamento mais indicado. Se o paciente tiver o outro testículo saudável, a função sexual ou reprodutiva não será afetada.

Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia.
O autoexame

A realização do autoexame mensal é essencial para que a doença seja descoberta ainda no início. Após um banho quente, que ajuda o escroto a relaxar, o homem deve observar se o tamanho dos testículos não se alterou; se há dor no testículo ou no escroto, se há líquido no escroto, que é chamado de derrame escrotal, ou qualquer outra alteração existente.

Para isso, o homem deve ficar em pé, na frente do espelho e examinar cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos. O normal é que não haja dor alguma durante esse procedimento.

Lembre-se que os testículos não tem o mesmo tamanho, ou seja, um é maior do que o outro. Depois disso, procure por um pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma, chamado de epidídimo. Nas primeiras vezes pode ser mais difícil encontrá-lo, mas com a realização dos exames, esse procedimento ficará mais fácil.

Caso encontre qualquer anormalidade, procure um médico imediatamente.

Você notou alguma anormalidade nos seus testículos ultimamente? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############