Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Hormonioterapia para câncer de próstata

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

Hormonioterapia para câncer de próstata

Tags:  >  >  > 


A hormonoterapia era inicialmente usada no tratamento do câncer de mama. Ao longo do tempo, passou a ser aplicada também a outros tumores com hormoniossensibilidade, como câncer de próstata, de endométrio e tumores tiroidianos iodocaptantes. A hormonioterapia, também conhecida como terapia hormonal ou terapia de privação de andrógeno, tem como principal objetivo reduzir o nível dos andrógenos no corpo masculino.

No caso do câncer de próstata, os andrógenos são responsáveis por fazer a doença crescer. Os principais andrógenos, hormônios masculinos, são o diidrotestosterona (DHT) e a testosterona. A maior parte dos andrógenos é produzida pelos testículos, mas uma pequena quantidade também é produzida pelas glândulas suprarrenais.

Por isso, não permitir que os andrógenos atuem nas células cancerígenas e diminuir os seus níveis tem como resultado um tumor que cresce mais lentamente ou até que diminui de tamanho. Entretanto, é importante lembrar que a hormonoterapia não cura o câncer de próstata, mas apenas ajuda a tratar.

Veja as situações em que a hormonoterapia pode ser usada:
Antes da cirurgia para tentar reduzir o tamanho do tumor;
Como um complemento para a radioterapia em casos de pacientes com alto risco de recidiva;
Em casos de pacientes em que o câncer não foi curado ou recidivo após cirurgia;
Em casos de pacientes que não podem realizar a cirurgia;
Em casos em que o câncer se disseminou para além da próstata.
Tipos de hormonoterapia

Existem dois tipos de hormonoterapia:

Castração cirúrgica (Orquiectomia Bilateral)

Se trata da remoção dos dois testículos através de cirurgia. São retirados os testículos por se tratar da área em que a maioria dos andrógenos é produzida e se chama tratamento hormonal por eliminar a principal fonte de hormônios.

Castração Química (Terapia com análogo do LHRH)

Administração da droga agonista, que leva à queda do nível de testosterona. Dependendo do medicamento utilizado na terapia, os análogos do LHRH – que incluem goserelina, histrelina e leuprolide – podem ser administrados de forma anual ou mensal.
Efeitos colaterais da hormonoterapia

Por alterar os níveis de hormônio do corpo, é comum que a hormonoterapia cause efeitos colaterais. Entre eles, pode haver:
Depressão;
Diminuição ou perda da libido;
Anemia;
Perda de massa muscular;
Fadiga;
Impotência;
Diminuição dos testículos;
Diminuição do pênis;
Ganho de peso;
Osteoporose;
Aumento do colesterol.

Entretanto, muitos dos efeitos colaterais podem ser tratados. Exercícios físicos diminuem sintomas colaterais, como ganho de peso, fadiga e perda de massa muscular, medicamentos específicos podem tratar e prevenir osteoporose, enquanto a depressão pode ser tratada com psicoterapia e uso de antidepressivos.

Apesar dos efeitos colaterais que podem ser prevenidos e tratados, a hormonoterapia tem se mostrado um tratamento bastante eficaz para tratar e conter o crescimento do tumor. Por isso, é uma das terapias mais empregadas atualmente para o tratamento do câncer.

Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############