Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Qual a diferença entre andrologia e urologia?

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

Qual a diferença entre andrologia e urologia?

Qual a diferença entre andrologia e urologia?


Assim como as mulheres, os homens têm ao longo de seu ciclo vital uma série de mudanças em seu corpo. Junto dessas mudanças podem surgir alguns problemas típicos masculinos como fimose (quando o prepúcio permanece ligado à glande) ou hérnia (saliência formada pelo deslocamento de partes do organismo a orifícios nas paredes fibrosas, extremamente doloridas).

Quando adolescente, qualquer menino tem várias dúvidas em função das mudanças hormonais. Sem acompanhamento de um especialista e muita conversa, um jovem pode ser acometido por doenças como a varicocele, que se não tratada poderá levar a futuros problemas relacionados à reprodução ou mesmo causar esterilidade. Além disso, a ejaculação precoce, um problema muito comum inclusive em adultos, deve ser devidamente orientada para evitar problemas psicológicos posteriores.

Depois, na vida adulta, um homem precisa estar preparado para uma vida sexual saudável e ativa, o que inclui tratar doenças ocasionais, as DSTs, que causam inflamações, irritação e/ou coceiras nas genitálias, ou mesmo tratar da infertilidade. Impotência e disfunção erétil estão entre os problemas mais temidos pelos homens e as causas são diversas, por isso é necessário um acompanhamento específico.

Mas afinal, com que profissional o homem pode contar? Assim como as mulheres podem procurar o ginecologista para tratar de todos esses problemas, o público masculino também pode se direcionar a um especialista. Você já deve ter ouvido falar em médicos urologistas e andrologistas, mas afinal: qual a diferença entre eles e qual você deve procurar?
Andrologia: o “ginecologista” masculino

A andrologia estuda a saúde do homem, mais especificamente as funções reprodutoras e sexuais masculinas. Um andrologista realiza diagnósticos e prognósticos referentes a aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos do fator sexual masculino. É especializado no sistema reprodutor masculino.

Portanto, para estabelecer uma comparação, o andrologista está para o corpo do homem assim como o ginecologista está para o da mulher. Desde o momento em que o homem começa a ter vida sexual ativa, é de fundamental importância que ele seja acompanhado por um andrologista, da adolescência à terceira idade.

Há doenças bastante específicas, que podem receber um diagnóstico mais adequado quando analisadas por este especialista. Além disso, questões relacionadas a problemas de fertilidade, impotência, disfunção erétil e andropausa, típicas em homens adultos, também devem ser tratadas com um andrologista, que é, ainda, o profissional indicado para a realização da vasectomia.
Quem pode se tornar andrologista?

Para se tornar um médico andrologista, é necessário cursar a faculdade de Medicina, bem como fazer residência de três anos na área específica. Após esse período, o profissional deverá atualizar-se constantemente por meio de cursos, palestras e especializações.
Urologia: especialista em sistema urinário

O urologista é especializado no sistema urinário, seja de homens ou de mulheres. Este profissional realiza cirurgias urológicas, o exame preventivo para o câncer de próstata, e mesmo questões como a enurese noturna, mais conhecida como “xixi na cama”, e a cistite, infecção urinária comum às mulheres, também fazem parte do rol de atendimentos do urologista.

Esse profissional ainda trata de problemas como cálculo renal (pedra nos rins), câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina etc. Na falta de um andrologista, um urologista também pode ser consultado para tratar de questões relacionadas ao aparelho reprodutor masculino.

Em contrapartida, um andrologista atende apenas homens, é especializado no sistema reprodutor masculino, e daí a sua equivalência ao ginecologista, que atende e se dedica apenas às mulheres, em seus diferentes estágios de vida.
Quem pode se tornar urologista?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, são precisos seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e mais dois em urologia para se tornar especialista.

Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############