Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

TRT-10 nega equiparação remuneratória entre empregados e servidores públicos no HFA

waldirmadruga.blogspot.com
BSPF     -     07/11/2014


A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) negou pedido de isonomia salarial entre empregados públicos e servidores públicos no Hospital das Forças Armadas (HFA). De acordo com os desembargadores, o artigo 37 (inciso XIII) da Constituição Federal de 1988 veda a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.


A autora da reclamação trabalhista pretendia garantir seu direito ao reajuste salarial previsto no artigo 92 da Lei 11.784/2008, que dispõe sobre a reestruturação do Plano Geral de Cargos e Salários do Poder Executivo. Para a reclamante, como o artigo 70 da norma não exclui os empregados públicos no Plano de Cargos do HFA, a decisão de primeiro grau que negou seu pleito teria ofendido o artigo 7º (inciso XXXII) da Constituição Federal e o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho.


Restrição


O relator do caso no TRT-10, desembargador Dorival Borges de Souza Neto, concordou com o argumento de que o artigo 70 não faz distinção entre as carreiras estatutária (regida pela Lei 8.112/90) e celetista (regida pela CLT), conforme sustenta o reclamante. “Entretanto, o artigo 69 [da Lei 11.784/2008] não só distingue, mas restringe, expressamente, ao restabelecer que a estruturação é no Quadro de Pessoal composto por cargos de provimento efetivo regidos pela Lei 8.112/1990”, frisou o relator.


Diante da não extensão expressa aos empregados públicos, não se pode aplicar o regramento salarial indistintamente, uma vez que a Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XIII, veda vinculações salariais no âmbito do serviço público, explicou o relator. O princípio isonômico inserido no o artigo 461 da CLT é mitigado pela supremacia da norma constitucional que veda qualquer tipo de vinculação salarial. Ainda que estejam presentes todos os requisitos previstos no dispositivo celetista, não se pode aplicar a equiparação salarial requerida.


Estender os reajustes autorizados para os servidores estatutários pela Lei nº 11.784/2008 aos empregados públicos, ao pálio do tratamento isonômico, ou da equiparação salarial, implicaria na sobreposição de dispositivo infraconstitucional - art. 461 da CLT - a dispositivos constitucionais, o que não se mostra cabível, concluiu o desembargador.


A decisão foi unânime.



Processo nº 0001247-44.2012.5.10.017

Fonte: TRT-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############