Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 14 de março de 2015

Advogados confirmam segunda demissão de ex-auditor da Receita Federal

Portal do Servidor Público do Brasil : http://waldirmadruga.blogspot.com.br/


AGU     -     13/03/2015


A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou a segunda demissão de ex-auditor da Receita Federal. Os advogados públicos demonstraram a prescrição. Além disso, ressaltaram que, como ele já havia sido desligado do serviço público em outra ocasião, não havia motivos para discutir o processo administrativo disciplinar (PAD) que resultou na segunda punição.


O autor da ação buscou a Justiça para anular o ato administrativo que resultou na sua segunda punição. Como consequência, pedia a reintegração ao serviço público. Ele argumentou que o PAD estaria sendo questionado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Mas a Procuradoria Seccional da União (PSU) em Uruguaiana (RS) defendeu a legalidade do ato administrativo. De acordo com a unidade da AGU, a segunda demissão ocorreu porque o autor teria fraudado processo de reexportação de mercadoria em janeiro de 1999, permitindo que o produto entrasse irregularmente no país, sem o recolhimento dos tributos de importação.


Os advogados da União explicaram que o autor já havia sido desligado do serviço público por outra infração disciplinar. Eles informaram que o ex-auditor foi demitido em setembro de 2006 por fazer uso do cargo para lograr proveito pessoal e praticar improbidade administrativa.


A procuradoria demonstrou, ainda, a prescrição do direito de recorrer. Explicou que a ação foi ajuizada somente em maio de 2014, quase oito anos depois da data da publicação da demissão no Diário Oficial da União. Segundo a Advocacia-Geral, a prescrição ocorre após cinco anos. Logo, a ação foi ajuizada mais de três anos após o fim do prazo prescricional, que ocorreu em setembro de 2011.


Além disso, os advogados públicos ressaltaram que, ao contrário do alegado pelo ex-servidor na ação, o primeiro PAD o não está sendo questionado no STJ. Eles confirmaram que os únicos processos encontrados em nome do autor no tribunal superior estão relacionados às ações penais desencadeadas pelos fatos que levaram à sua demissão.


Acolhendo os argumentos da AGU, a 2ª Vara Federal de Uruguaiana (RS) reconheceu a prescrição e a falta de interesse de agir do autor, e declarou extinto o processo sem resolução de mérito. Segundo o magistrado, não foi possível encontrar qualquer ação que esteja questionando a primeira punição no STJ. Dessa forma, como o ex-auditor já havia sido demitido, não há motivos para discutir a anulação do segundo PAD.


"Portanto, inexistindo prova do questionamento administrativo ou judicial da primeira demissão - o que, de resto, pelo decurso do tempo, não parece ser mais cabível -, e sendo este ato por si só empecilho para a almejada reintegração ao serviço público, falece interesse jurídico ao autor para questionar o ato administrativo da segunda demissão, o que leva à extinção do processo sem exame de mérito", diz trecho da decisão.


A PSU/Uruguaiana é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Ref.: Ação Ordinária nº 5002029-29.2014.404.7103/RS - 2ª Vara Federal de Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############