Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

domingo, 5 de abril de 2015

Dicas para comprar uma carne de qualidade

PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL: http://waldirmadruga.blogspot.com.br/




Hoje em dia, o churrasco é uma linguagem universal.

Ele pode até ter outros nomes, outras formas de preparo, mas em qualquer lugar do mundo, churrasco é sinônimo de alegria e confraternização.

1. A cor da carne é muito importante. Devem-se evitar carnes vermelho escuro, preferindo vermelho puxando para rosado.

2. Existem cortes mais claros e mais escuros, dependendo se a região do boi é mais ou menos irrigada de sangue (a picanha e a fraldinha são das mais irrigadas, macias e suculentas).

3. No caso da carne de costela, as com ossos pequenos e arredondados são de novilho. Já a carne de costela com ossos grandes e achatados, é uma carne mais madura.

4. A gordura da carne tem que ser cor de manteiga, pois amarelo escura são de animais mais velhos, e gordura muito branca normalmente, é de carne de búfalo.

5. Se não encontrar a carne que você queria do jeito certo, procure outro corte ou ataque de carne maturada, dessas embaladas à vácuo, que são amaciadas na marra e tem procedência garantida. Não se esqueça de abrir o pacote meia hora antes de ir ao fogo, para tirar o “cheirinho” característico (Pode-se passar essa carne em água corrente antes de assar).

6. Lembra-se daquelas espigas de milho secas que você tem guardadas em casa? Metade de uma espiga, embebida em álcool, é excelente para ascender a churrasqueira. Coloque a espiga no meio do carvão, ateie fogo nele e ela permanecerá acesa até o carvão virar brasa (Dica enviada pelo leitor peruano Richard Mendoza Garcia).

7. Quer uma costela mais macia e com um sabor super especial? Insira no tempero uma pitada de fermento em pó para bolo.

8. E falando em tempero, que tal preparar o seu, sem conservantes e corantes?

Ingredientes: 1 alho poró, óleo ou azeite de oliva extra virgem ou água para misturar, 1 aipo, 4 cabeças de alho, 1 cebola, alecrim, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde, 1 pimentão amarelo, manjericão, hortelã, pimenta, manjerona, 1 maço de sálvia, 1 xícara de sal ou a gosto.

Preparo: Adicione no liquidificador o alho com um pouco de óleo (azeite ou água). Acrescente os outros ingredientes, até que a mistura fique uma pasta. Feito isso, acrescente uma xícara de sal. Acondicione na geladeira em potes fervidos e tampados.

9. Acertando no sal

Hoje em dia existem vários tipos de tempero para a carne, porém a maioria acredita que o melhor ainda é usar apenas sal grosso.

Para melhores resultados, separe os cubos mais grossos de sal dos mais finos, usando somente os mais grossos para temperar a carne. Evite usar sal refinado (sal de cozinha), pois o risco de salgar a carne em excesso é muito grande.

Não é recomendado o uso de salmoura (mistura de água e sal refinado), pois a água muda o pH da carne e, juntamente com o sal fino, enrijece as fibras e endurece a carne.

Não se deve temperar a carne com sal grosso com muita antecedência, pois a carne resseca.

Para salgar a carne de forma correta, espalhe sal grosso em toda a superfície da carne.

Quando a carne começar a transpirar significa que o sal está ficando bem aderido e entrando na carne (e não retirando o suco, como se imagina).

Este é o momento certo de levá-la à churrasqueira. Antes, porém, você deve retirar todo o sal da mesma, esfregando a carne com as mãos. Com esta dica você raramente irá errar no sal.

10. Gele bebidas para seu churrasco em 3 minutos

Você vai precisar: 250 gr Sal grosso, 1 l de álcool, 1 pct de gelo, 1 recipiente fundo, bebidas (refrigerante, água, cerveja, etc).

Coloque todos os ingredientes no recipiente e espalhe as bebidas, envolvendo-as com a mistura. Dê uma leve mechida e aguarde 3 minutos para retirar a bebida.

11. O carvão deve estar em brasa antes de colocarmos a carne na churrasqueira.

Nunca jogue água no braseiro, pois ele soltará uma fuligem que grudará na carne.

Se o calor estiver muito intenso, retire a carne e jogue um pouco de cinzas do churrasco anterior sobre a brasa ou, utilize uma pinça para espalhá-la a fim de reduzir as labaredas;

12. Quando utilizar a grelha, é interessante ter pinças de metal compridas para virar e manusear a carne, pois perfurá-la pode deixá-la menos macia e mais seca.

13. Para assar seu churrasco usando espetos, o ideal é usar os em aço inox, que, apesar de serem um pouco mais caros que os comuns, são de melhor qualidade. Eles são mais fáceis de limpar, mais duráveis e não soltam resíduos metálicos na carne.

14. Descongelando Carnes: É recomendável descongelá-lo ainda no interior da geladeira, a uma temperatura de 2 a 10°C. Caso tenha pressa, utilize uma vasilha com água fria para ajudar a descongelar, cuidando para não deixar o alimento entrar em contato com a água. Embale bem antes de submergir na vasilha. Os processos de conservação e manutenção do sabor do alimento limitam-se em congelar rapidamente e descongelar lentamente. A carne descongelada deve ser preparada e consumida em até 24 horas.

15. Para deixar a carne suculenta sem ficar seca e sem caldo, quando for assada em grelha manual, antes de colocar o sal grosso grelhe levemente as duas faces da peça, colocando-a por dois minutos sobre a grelha. Retire-a da churrasqueira, deixe esfriar um pouco e, só então, coloque o sal. Isso porque o sal suga o caldo de dentro da carne, ressecando-a. Mas, se você der uma grelhada antes, evitará que isso aconteça pois você vai ‘selar’ a carne. No espeto giratório não é necessária a selagem.

16. Para quem não gosta de linguicinha sequinha, a dica é nunca colocá-la no espeto. Quando você fura a linguicinha ela perde o suco e também corre o risco de ficar seca demais. Prefira colocá-la diretamente sobre a grelha.

17. Saiba calcular a quantidade certa de carne para aquela festa especial.

- Para adultos: Alguns comem pouco, enquanto outros podem consumir até 1 kg de carne. Para não errar, você deve calcular uma média de 500 g por adulto. Desse total, 150 g podem ser de linguicinha, 50 g de frango e o restante de carne: picanha, maminha, alcatra ou outras de sua preferência.

- Para crianças: Até 7 anos, elas costumam comer uma média de 150 g. Entre 7 e 10 anos, consomem 250 g. A partir dos 10 anos de idade, conte como se fosse um adulto.

-Entre os convidados tem alguém que não come carne? Asse em espetinhos cebolas, batatas, brócolis, berinjelas, etc. Legumes temperados com azeite, sal, pimenta, alecrim, orégano… ficam ótimos!

18. CURIOSIDADE: De onde veio o churrasco?

A origem do churrasco remonta ao tempo das cavernas quando o homem, ao dominar as técnicas de fazer fogo, percebeu que sua comida (a caça) ficava mais saborosa e durava por mais tempo quando assada.

Já o churrasco, como conhecemos no Brasil, é oriundo ao Pampa, região no sudeste da América do Sul. Antigamente, essa era uma região de transporte de gado. No meio do nada, os transportadores, conhecidos como tropeiros, tinham apenas recursos básicos para sobreviver: os artefatos em couro, a carne, a madeira para suspendê-la e o fogo mantido aceso.

Então, os tropeiros se reuniam ao redor do fogo, contavam suas histórias e saboreavam o churrasco; a sua única alternativa de sobrevivência.

E que alternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############