Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 21 de novembro de 2015

Supremo limita vantagens pessoais para servidores públicos


BSPF     -     21/11/2015


Ministros decidem que gratificações devem ser contabilizadas como salário e não podem ultrapassar o teto de R$ 33,7 mil


Por nove votos a um, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nessa quarta-feira (18) que vantagens pessoais recebidas por servidores públicos devem ser contabilizadas no cálculo do teto salarial – atualmente fixado em R$ 33,7 mil mensais. A regra vale mesmo que esses benefícios tenham sido concedidos antes de 2003, quando foi aprovada a emenda constitucional que criou o teto em todo o país. A decisão foi firmada durante o julgamento de um recurso ajuizado pelo governo de São Paulo contra entendimento do Tribunal de Justiça (TJSP) permitindo que um fiscal de rendas aposentado recebesse acima do limite legal.


A decisão do STF vale para todos os 2.262 processos que tratam no mesmo assunto e tramitam no órgão. Os ministros acertaram ainda que aqueles que receberam acima do teto até a data dessa quarta-feira não serão obrigados a devolver o dinheiro recebido a mais. As vantagens são benefícios adquiridos individualmente na carreira do servidor, tais como adicionais por tempo de serviço. Embora a emenda constitucional aprovada em 2003 tenha previsto que eles deveriam entrar no teto, havia a dúvida sobre os benefícios adquiridos anteriormente à nova regra.


Relatora do processo, a ministra Rosa Weber argumentou que “a natureza de vantagem pessoal de parcela componente da remuneração, recebida no regime anterior à vigência dessa Emenda 41, não traduz diferencial apto a excluí-la do cálculo da remuneração para efeito de observância do teto constitucional, com abatimento do valor a ele excedente”. A ministra argumentou justamente que o teto salarial foi criado para “afastar distorções remuneratórias históricas”, além de estabelecer o equilíbrio das contas públicas e moralizar as folhas de pagamento na administração pública.


O voto contrário à tese veio do ministro Marco Aurélio Mello, para quem as vantagens pessoais adquiridas ao longo da carreira deveriam ser mantidas em nome da segurança jurídica, até porque o STF já havia garantido o direito aos benefícios que foram concedidos antes de 2003, em julgamentos anteriores. “Será que a sociedade pode viver a solavancos, sendo surpreendida pela Corte responsável pela salvaguarda da lei das leis, que é a Constituição Federal?”, ponderou.


Representante do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas de São Paulo, o advogado Antonio Furlan reclamou que a decisão causa “revolta” nos servidores que conquistam um direito e de repente se veem impedidos de recebê-lo. Durante a tramitação do processo, que foi ajuizado em novembro de 2009, as procuradorias dos 26 estados e do Distrito Federal se manifestaram favoráveis ao corte. O teto do salário no serviço público corresponde ao que recebem os ministros do Supremo.



Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############