Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ampliação dos limites máximos de gastos com pessoal fixados pela LRF


BSPF     -     12/04/2016

O Brasil vive atualmente um momento singular. Gastos com pessoal aumentam e o risco de exonerações também. Corte de despesas ocorrem diariamente para que a máquina pública continue funcionando e os limites impostos por diplomas normativos sejam respeitados.


O art. 169 da Constituição Federal estabelece que a despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.


A Lei Complementar que estabelece esses limites é a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que tem como base o controle de gastos públicos e trouxe importantes regramentos para as despesas dos entes federados.


A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF estabeleceu que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, quais sejam: União — 50%; estados — 60%; municípios — 60%.


Esses limites instituídos pela LRF determinam que o ente federativo não pode ultrapassar a receita corrente para gastos com pessoal. Logo, os entes federativos poderão reduzir seu limite de 60% para 50% se equiparando a União. De outro modo, por meio de legislação estadual ou municipal, o ente não poderá majorar esse limite para torná-lo menos rígido.


Recentemente, o Plenário do Supremo Tribunal Federal referendou em parte medida cautelar proposta por meio da ADI nº 5.449 para suspender legislação do estado de Rondônia. Essa norma usurpou a competência da União para dispor sobre tema de limite de despesas com gasto de pessoal. No caso, a lei impugnada não respeitou os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal referentes ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo.


O acórdão ainda não foi publicado no Diário da Justiça, mas já foi disponibilizado noInformativo nº 817 do STF.


O aumento do percentual de gastos com recursos humanos chama atenção e reflete um esforço uníssono da Administração Pública para racionalizar despesas.


Considerando o aumento de despesa, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar que visa evitar a punição de prefeitos que ultrapassarem o limite de despesa total com pessoal nos casos em que ocorrer a diminuição do valor das transferências do Fundo de Participação dos Municípios — FPM decorrente de isenção tributária praticada pela União ou quando houver redução das receitas recebidas de royalties e participação especial. A punição é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.


O projeto é parte da Agenda Brasil, uma série de propostas reunidas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para alavancar a economia do país. O autor do projeto, deputado Otto Alencar, explicou, em matéria da Agência Senado, que muitos municípios vivem quase exclusivamente do FPM e os prefeitos acabam sendo punidos por ações de desoneração do Governo Federal, como o Imposto sobre Produtos Industrializados — IPI, uma das bases do FPM. Otto Alencar já integrou o Tribunal de Contas da Bahia.


O aumento dos gastos está ocorrendo devido ao fato de as receitas arrecadas diminuírem e as despesas aumentarem. Desse modo, é imperioso que o gestor analise a situação com cautela antes de realizar qualquer alteração em suas despesas de modo a não gerar desequilíbrio nos gastos públicos.



Com informações do Canal Aberto Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############