Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dio vai propor indenização para ex-guardas da Sucam

Dio vai propor indenização para ex-guardas da Sucam
 
Categoria: Últimas Notícias

O deputado federal Édio Lopes (PMDB) vai propor, em conjunto com uma frente de deputados da Amazônia, que o Governo Federal ampare os servidores da antiga Sucam (Superintendência de Campanha contra a Malária) que trabalharam diretamente com o veneno DDT (diclorodifeniltricloretano), no combate à malária e à dengue.
''Édio disse que em 1960 os servidores da Sucam começaram a usar o DDT em larga escala no combate à malária e com mais ênfase nos anos 60, 70 e meados dos anos 1980. Ele explicou que o DDT é um potente veneno que tem efeito prolongado, age silenciosamente e move-se facilmente pelo ar, rios e solo, e acumula-se no organismo dos seres vivos, no caso do homem na glândula tireóide, fígado e rim.
“Hoje temos muitos ex-servidores da Sucam que apresentam sintomas de contaminação por DDT e que não podem comprovar, pois os exames de laboratório que possam comprovar a intoxicação, além de serem caros, são poucos os laboratórios do Brasil que estão aptos a realizarem esses exames”, disse.
Para tentar solucionar o problema de dezenas de ex-servidores da Sucam em Roraima e de centenas na região Norte, o deputado está reunindo parlamentares da região Norte para formar uma comissão da Amazônia e, especificamente em Roraima, já entrou com contato com a coordenação regional da Funasa em Roraima.
“Neste primeiro momento queremos que o Governo Federal, através da Funasa, que herdou os servidores da antiga Sucam, providencie o mais rapidamente possível um recadastramento de todos os guardas que trabalharam direto com o DDT de 1960 até meados dos anos 1980”, disse.
Com o recadastramento, o deputado vai propor que seja feito tratamento de saúde individualizado de cada servidor e aquele que apresentar sintoma de possível contaminação, o Governo Federal deva bancar os exames laboratoriais que venham comprovar ou não a contaminação.
Édio Lopes explicou que, uma vez constatado casos positivos de contaminação, a comissão de deputados da Amazônia irá trabalhar na feitura de uma legislação que obrigue a União a indenizar essas pessoas e seus familiares. “Nada mais justo para esses trabalhadores que durante trinta ou quarenta anos foram os responsáveis pelo salvamento de milhares de vidas, em todo o Brasil, inclusive na Amazônia”, ressaltou.
Édio disse que o DDT não era apenas é o mais barato, como também o mais eficaz método de combate à malária. Embora informe que sua boa reputação durou pouco e em 1962, o livro Silent Spring, de Rachel Carson, mostrou ao mundo que o DDT estava contribuindo para a extinção de algumas espécies.
“Porém, o Brasil continuou a usar o DDT, embora soubesse os efeitos agressivos ao organismo humano é hoje visível o estado de saúde das pessoas que tiveram contato direto com o DDT que apresentam problemas nos sistemas hormonal, nervoso e reprodutivo”, afirmou.
“O DDT é um potente veneno utilizado no terceiro mundo para o controle de pragas e endemias, altamente solúvel na água e na gordura, que permanece por mais de vinte anos com sua estrutura molecular inalterada, e que foi encontrado no tecido de animais no Ártico, o que prova que todo planeta está contaminado”, disse. “Muitos de nossos ex-guardas da Sucam contaminados pelo DDT, estão morrendo por conta do contágio, mas nem sabem que estão naquele estado porque foram contaminados pelo DDT, haja vista a dificuldade do diagnóstico do contágio”, ressaltou.
FUNASA – O coordenador da Fundação Nacional de Saúde em Roraima (Funasa), Marcelo Lopes, informou que o deputado Édio Lopes manteve contato, explicou sobre o projeto e pediu apoio no sentido de fornecer os nomes dos funcionários da extinta Sucam que na época trabalharam com o DDT.
Marcelo Lopes disse que já está providenciando junto aos Recursos Humanos da Funasa a relação com os nomes dos funcionários que trabalharam na Sucam. “A intenção do deputado Édio Lopes é mais que louvável e faremos tudo que tiver ao nosso alcance para ajudar a localizar essas pessoas e as submeter aos exames necessários”, afirmou. (RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############