Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dois níveis de triagem para contratações

 


Correio Braziliense - 10/12/2012




Os mecanismos de filtragem para que os servidores assumam cargos de confiança são feitos de duas maneiras. Para as gratificações mais simples — níveis 1, 2 e 3 — o processo de análise é feito pelos próprios órgãos que irão promover as alterações no quadro funcional. Já os DAS mais altos — de quatro a seis — precisam ser examinados pela Casa Civil e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A palavra final, no entanto, sempre recai sobre o ministério em que o funcionário será lotado.

“Esses critérios de análise precisam ser mais rigorosos. Principalmente se formos pensar que os gestores não precisam justificar se concedem ou não um DAS para um servidor. Os dados para essa promoção precisam ser mais precisos”, defendeu o procurador da República José Robalinho Cavalcanti.

Os DAS 4, 5 e 6 são enviados pelos ministérios para a Casa Civil, que realiza uma pesquisa com a finalidade de identificar, no Poder Judiciário e nos órgãos de controle, se há “algum fato que constitua impedimento para a nomeação nos respectivos cargos públicos”, conforme informou a assessoria de imprensa da Casa Civil. O resultado é informado ao ministério que solicitou a pesquisa. Mas a nomeação, assim como a decisão de enviar à consulta o nome do indicado ao cargo de confiança, é de total responsabilidade da pasta em que ele será lotado.

Sem poder de veto

Em resposta ao Correio, sobre o processo de triagem de servidores cotados a cargos públicos federais, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que uma lei de 1999 “faculta” à presidência a possibilidade de usar o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) para realizar pesquisas que possam influenciar na tomada de decisões do governo federal.

Nesse sentido, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão central do Sisbin, faz o levantamento das informações referentes aos servidores e emite relatórios. Esses documentos, no entanto, “não têm poder de veto e não emitem juízo de valor”, informou o GSI. A Abin limita-se a informar o conteúdo disponível nos bancos de dados de órgãos federais e estaduais. O resultado dessa busca não impede a nomeação do servidor. A triagem existe. Mas ela pode ser simplesmente ignorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############