Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Saiba mais sobre a LESÃO MENISCAL

Os meniscos são estruturas localizadas no interior dos joelhos e são consideradas uma fibrocartilagem. Eles possuem 75% de sua estrutura composta por água. Os 25% restantes são formados por células chamadas fibrocondrócitos e uma matriz extra-celular composta de proteoglicanos, glicoproteínas, elastina e, principalmente, colágeno tipo 1 (existem vários tipos de colágeno, formando diferentes tipos de tecido conjuntivo no corpo humano).
Vista anterior e superior do joelho direito mostrando os meniscos

Em cada joelho temos 2 meniscos, sendo um medial e outro lateral, ambos em forma de "C" ou "meia-lua" como na figura acima. O menisco medial é mais aberto e menos móvel, com inserções na cápsula e no ligamento colateral medial. O menisco lateral é mais fechado e tem menos inserções capsulares, sendo por esses motivos, mais móvel. Os meniscos tem irrigação sanguínea apenas em sua porção mais externa e um pouco na porção intermediária. O 1/3 mais central dos meniscos é completamente avascular e nutre-se unicamente através do líquido sinovial.
A essa altura você já deve estar pensando, mas afinal, para que servem os meniscos?
Os meniscos tem várias funções como:
1 - Distribuição de carga
2 - Aumento da área de contato do fêmur com a tíbia
3 - Absorção de impactos
4 - Lubrificação da cartilagem articular
5 - Estabilização secundária do joelho ( a primária cabe aos ligamentos)
6 - Propriocepção (também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial da articulação, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras nervosas no interior dos músculos, ligamentos e meniscos que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno).
Agora sabemos que os meniscos são bem mais importantes do que imaginávamos!
Os pacientes com lesão do menisco podem apresentar alguns sintomas, principalmente:
1 - Dor na linha articular do joelho, pior ao agachar-se ou ao descer escadas
2 - Estalido no joelho
3 - Derrame articular (é o acúmulo de quantidade excessiva de líquido sinovial, o que causa inchaço e muita dor no joelho)
4 - Falseios (é a perda súbita da força na perna, durante alguns movimentos, podendo fazer com que o indivíduo caia ao solo)
5 - Bloqueio articular, principalmente em lesões agudas e graves como no caso da lesão em "alça-de-balde"
Clinicamente o menisco pode enganar ao médico. Mesmo com um exame físico bem feito, temos uma percentagem considerável de falsos-positivo e falsos-negativo para lesão meniscal. A literatura diz que o exame físico isolado tem uma confiabilidade variando entre 60 e 90%, o que é um espectro muito amplo. Na pior das hipóteses, 4 em cada 10 pacientes ficarão sem diagnóstico, se baseados apenas no exame físico. Por isso a necessidade de uma boa anamnese e eventualmente uso de exames complementares.
Dentre os exames complementares mais úteis para o diagnóstico de lesão meniscal temos:
1 - Raio X - útil para o diagnóstico diferencial (fraturas, osteocondrite dissecante, osteonecrose, etc), porém não faz o diagnóstico de lesão meniscal.
2 - Artrografia (raio-x com injeção de contraste) ou Pneumoartrografia (o mesmo anterior com adição de ar no joelho). Método invasivo e antigo, porém útil nos casos em que o paciente não pode ou não consegue realizar a ressonância magnética. Tem boa acurácia nas mãos de radiologista experiente.
3 - Ultrassonografia - exame com muitas limitações, é examinador-dependente (radiologista) e é muito pouco usado com este fim.
4 - Ressonância Magnética - método não-invasivo, com excelente acurácia, 90-98%.

São muitos os mecanismos da lesão meniscal

Quanto ao tipo, as lesões meniscais podem ser congênitas, traumáticas ou degenerativas. As congênitas baseiam-se principalmente em diferentes tipos de menisco discóide. Focaremos nas traumáticas e degenerativas por serem as mais comuns na prática diária.
As leões traumáticas tem início agudo, associado a trauma importante e o menisco tem coloração e consistência normais. As lesões degenerativas tem início insidioso, sem história de trauma importante e o menisco tem coloração e consistência alterados.

Com muita frequência, as lesões meniscais estão associadas a lesões do ligamento cruzado anterior (LCA). Cerca de 82% dos casos de lesão do LCA tem lesão meniscal associada.
Bem, agora você deve estar se perguntando sobre a parte mais importante, O TRATAMENTO!
O tratamento da lesão meniscal tem apresentado uma grande evolução nas últimas décadas, e continua evoluindo. Inicialmente o tratamento era a meniscectomia (retirada do menisco) total. Atualmente com a evolução da videoartroscopia (cirurgia por vídeo minimamente invasiva), pode-se realizar a ressecção apenas da parte lesada, a sutura meniscal e o futuro aponta para o transplante meniscal.

O tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia, está restrito aos casos de pacientes assintomáticos, com lesões pequenas e periféricas que tenham potencial de cicatrização. Consiste em crioterapia (aplicação de gelo), atividade física de baixo impacto, analgesia e fisioterapia para reforço muscular.

O tratamento cirúrgico mais utilizado na prática clínica é a meniscectomia parcial. Ela deve ser feita em casos não suturáveis, tentando preservar o máximo de tecido meniscal remanescente.

A sutura meniscal está indicada em lesões traumáticas longitudinais da periferia do menisco, em pacientes jovens (abaixo de 45 anos), com lesões maiores de 10 mm, sem sinais de degeneração e com o joelho estável (sem lesão ligamentar ou com lesão ligamentar tratada concomitantemente). Essa técnica tem bons resultados, porém exige um tempo de recuperação pós-operatória muito mais longo (cerca de 6 meses) do que a meniscectomia parcial (cerca de 30 dias). Isso pode ser um problema quanto a indicação da técnica, principalmente em atletas de alto rendimento que necessitam de um retorno rápido às suas atividades esportivas.
A intensão deste artigo não é, de forma alguma, esgotar o assunto e sim trazer um pouco mais de informações, principalmente a você que tem ou teve uma lesão meniscal. Para sanar outras dúvidas é imprescindível que procure seu médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############