Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

O cálcio e a osteoporose

O cálcio e a osteoporose
osteoporoseO cálcio e a osteoporose
              O íon cálcio é componente essencial da alimentação humana, indispensável para a coagulação do sangue e manutenção do ritmo cardíaco. A maior parte do cálcio ingerido é consumida na formação de ossos e dentes; 99% do cálcio no organismo são encontrados no esqueleto. Os ossos são constituídos por fibras de proteínas, o colágeno, água e sais inorgânicos, os minerais. O principal mineral dos ossos e dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A ingestão recomendada de cálcio é de 1.000 mg por dia, a maior parte da qual provém de laticínio, leite, manteiga e queijo. 
           Existem vários problemas de saúde associados à deficiência de cálcio na alimentação. Um dos mais notáveis é a osteoporose (do grego osteon, osso, e poros, passagem), o aumento da porosidade dos ossos e seu enfraquecimento. A doença atinge mais as mulheres (cerca de 80%) que os homens, pois o metabolismo do cálcio é afetado pelo estrogênio, hormônio feminino. A redução da produção de estrogênio, depois da menopausa, afeta prejudicialmente a substituição do cálcio e leva a ossos mais fracos.
           A osteoporose pode ser tratada pela suplementação de cálcio na alimentação, mas o tecido ósseo que se forma não é tão resistente quanto é formado antes do início da doença. Para adensar o tecido, usa-se terapeuticamente o íon fluoreto que contribui para a formação da fluorapatita, Ca5(PO4)3F. A ingestão do fluoreto, porém, tem efeitos colaterais desagradáveis e o tecido ósseo que se forma não tem boas qualidades estruturais.
Referências:
BROWN, T. L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E. Química - Ciência Central. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############