Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Servidores federais grevistas realizam ato público no centro de Porto Velho

PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL: http://waldirmadruga.blogspot.com.br/

Servidores federais grevistas realizam ato público no centro de Porto Velho

_DSC0359
Dezenas de servidores federais em greve reuniram-se hoje na Praça Getúlio Varas, em Porto Velho para um ato público de protesto contra a política de arrocho salarial e de precarização do serviço público do Governo Federal. Os discursos inflamados dos grevistas demonstram que a situação interna vivida em seus órgãos está a cada dia insustentável,como é o caso da Educação. Servidores do Incra, SAMP, Unir, INSS, AGU e IFRO manifestaram-se publicamente suas insatisfações.
_DSC0312O representante do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Reginaldo de Souza, disse que só em Rondônia houve um corte orçamentária de R$ 14 milhões. O corte impactou de tal forma as atividades que está causando a evasão de alunos. isso porque o corte atingiu diretamente o pagamento de despesas como vale-transporte e auxílio-alimentação dos alunos e até mesmo o Programa de Iniciação Científica. Os professores do IFRO são também os que possuem os menores salários.
“Boa parte dos alunos são de baixa renda e são custeados para ir estudar, através do pagamento de vale-transporte e que fazem refeição dentro do instituto para dar conta da carga horária do ensino técnico que lhes é oferecida”, explicou. Segundo Reginaldo, essa precarização privilegia os alunos que são de família com melhor renda, elitizando de certa forma o ensino técnico. “Filho de pobre não tem vez no IFRO”, comentou.
_DSC0375
Na Universidade Federal de Rondônia (Unir), a situação não é diferente. Foi a primeira instituição do Executivo Federal em Rondônia a entrar em greve. O corte orçamentário feito pelo Governo Federal, segundo a professora Vitória Bacon, está levando a inviabilizar até mesmo o funcionamento da instituição, pois as verbas para manutenção dos campus foi atingida. Ou seja, logo não será possível sequer realizar serviços elementares de limpeza e pintura nos prédios.
A professora deixou claro em uma Carta Aberta esta semana a insatisfação do movimento com os dirigentes da universidade, que estiveram à frente da Greve da Unir, em 2011 e que culminou com a renúncia do ex-reitor Januário Amaral. “São professores que tem muita familiaridade com o movimento grevista, pois já participaram de vários, mas hoje que hoje mantém-se omissos à nossa causa. Certamente só irão nos procurar para apoiar a causa deles, quando a situação piorar”, previu.
_DSC0337No Incra, o corte orçamentário no Ministério do Desenvolvimento Agrário, segundo o representante do Instituto na greve, Claudinei Barreto, analista de sistemas, está inviabilizando serviços como a demarcação de assentamentos e até a liberação de crédito rural a pequenos agricultores. Ele alertou que são dessas propriedades de pequenos agricultores onde são produzidas boa parte dos alimentos que chega à mesa do brasileiro.
“Hoje, a verba dada ao Ministério da Agricultura é dez vezes superior ao do Desenvolvimento Agrário. Isso quer dizer que o Governo privilegia mais o agronegócio de exportação do que a produção interna que abastece a mesa do brasileiro”, disse. Uma das principais reivindicações do Incra na greve é o aumento salarial e a realização de concurso público. Segundo ele, não adianta fazer concurso e pagar salário baixo, porque certamente haverá evasões de cargo.
_DSC0283Já o presidente do Sindicato dos Servidores do INSS em Rondônia, Sandoval Rodrigues, as pautas da categoria abrangem desde a realização de concurso público, e incorporação de gratificações, até mesmo o fim do assédio moral. Ele explicou que muitos dos servidores estão em via de aposentadoria, ou já se aposentaram e a preocupação maior é que eles estão perdendo 40% do que ganhavam, representando um prejuízo financeiro considerável em suas contas.
“Além das perdas acumuladas, também queremos incorporar essas gratificações para evitar que nossas aposentadorias se transformem em pesadelos”, disse Sandoval. Ele explica que inúmeros servidores estão se aposentando com baixos insuficientes para dar conta da manutenção de sua saúde, já que trabalharam a vida inteira e hoje chegam aos 65 e 70 anos acometidos de diabetes, pressão alta e até por lesões por esforço repetitivo (LER).
Dentre as reivindicações dos servidores do instituto, há ainda o pedido pela implantação de melhores condições de trabalho (inclusive para atendimento ao público), e treinamento dos servidores (no que diz respeito à atualização sobre a legislação previdenciária).
_DSC0336
O secretário jurídico do Sindsef, Paulo Vieira, disse que até a próxima semana, o movimento unificado começará a tomar corpo, pois muitos órgãos do Poder Executivo Federal em Rondônia, iniciam seus movimentos grevistas, como é o caso da Funasa, Ibama e Ministério da Saúde. “É importante nesse momento político difícil que o funcionalismo público federal atravessa que estejamos unidos para enfrentar essa política de sucateamento promovida pelo Governo Federal”, finalizou.
Ao final do movimento na manhã de hoje, os servidores grevistas fizeram uma pequena passeata pelo Centro da cidade, saindo da Praça Getúlio Vargas até a 7 de Setembro e parando em frente às escadarias da Universidade Federal de Rondônia.
Negociações
O Ministério do Planejamento confirmou nova rodada de negociações com a Confederação que representa os servidores federais no Brasil, será nesta sexta-feira (31) as 18:30h em Brasília, para maiores informações acompanhe a página do sindicato. Sindicato é pra Lutar!

1 Comentário


  1. Carlos Basilio
    A greve passada na Funasa da Paraíba foi uma negação: não houve organização nenhuma, uma vergonha mesmo. Os servidores sequer sabiam do que estava sendo reivindicado; e os que aderiram a greve trabalhavam e assinavam o ponto ao mesmo tempo. Foi na verdade uma greve surda e muda, pois não foi informada a nenhuma autoridade e nem aos meios de comunicação, e com isso a população nos criticava, porque não sabia o que estava acontecendo; e os servidores pouco compareciam o local da greve. Mas o pior mesmo, foi que a greve foi julgada legal, e nós tivemos que trabalha 2 horas a mais para pagar os dias que ficamos parado, face aquele “Acordo com o MPOG”. Um descaso, uma vergonha. Mas já passou. Agora, estamos esperando os representantes para tomar uma decisão sobre a atual greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############