Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PSA, exame de sangue

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

PSA, exame de sangue

Tags:  >  >  >  > 


A próstata é um órgão masculino que fica localizado abaixo da bexiga. A função dessa parte do corpo do homem é participar da produção do líquido que forma o sêmen. Infelizmente, não é raro que os homens apresentem doenças vindas de problemas na próstata. A mais preocupante é o câncer de próstata, que atinge, principalmente, indivíduos a partir dos 45 anos de idade.

Porém, algumas medidas preventivas permitem que o câncer de próstata seja descoberto em fase inicial, – o que pode facilitar a cura e gerar um prognóstico positivo. Entre os principais métodos para avaliar o bom estado da próstata estão o exame de toque retal e o PSA.
Exame de PSA

O PSA (Antígeno Prostático Específico) trata-se de um exame de sangue importantíssimo para que o médico urologista conclua o diagnóstico da presença ou não do câncer de próstata.

O PSA é uma proteína encontrada naturalmente no sangue, no espera e nas células da próstata e que tem a função de tornar o esperam líquido. Os valores desta proteína que estão presentes na sorologia do homem podem ser medidos por meio de amostras de sangue. Assim, de acordo com os resultados laboratoriais e exames complementares, o médico urologista pode formar um diagnóstico com precisão e estudar os tratamentos, caso o resultados indiquem a presença de câncer de próstata.
PSA, exame de sangue



Valores do nível de PSA

O exame do PSA é o método mais seguro que permite ao médico concluir o diagnóstico com precisão. Não há níveis de valores exatos que indicam ou não a presença do câncer de próstata em um indivíduo, porém, a maioria dos autores utilizam os seguintes parâmetros, como resultado ideal, ou seja, que indicam uma condição normal da próstata:
40-50 anos – 0 a 2,5 ng/mL (PSA)
50-60 anos – 0 a 3,5 ng/mL (PSA)
60-70 anos – 0 a 4,5 ng/mL (PSA)
70-80 anos – 6,5 ng/mL (PSA)
Atenção!

O exame do PSA é um teste importante, porém, isoladamente, não indica se existe ou não o câncer de próstata. Assim, mesmo que o nível de PSA esteja dentro do recomendado, não significa que o paciente não tenha a doença. O mesmo vale para resultados com níveis elevados de PSA, onde pode haver a possibilidade da não existência do câncer.
Exame pós-retirada da próstata

O organismo humano masculino continua produzindo PSA mesmo em indivíduos que tenham retirado a próstata. No caso do paciente que teve câncer de próstata e realizou a cirurgia, o exame costuma ser pedido pelos médicos para o resto da vida uma ou duas vezes ao ano.

O procedimento permite acompanhar a recuperação do paciente e avalia a existência de outras doenças relacionadas ao sistema reprodutivo do homem, mesmo que a próstata tenha sido retirada totalmente.
Outras doenças

O exame de PSA também pode ser solicitado por médicos para avaliar a presença de outras doenças que não o câncer, como: hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite (inflamação da próstata).
Periodicidade da realização do exame de PSA

A coleta de sangue para a realização do exame de PSA deve ser feita de acordo com a avaliação do médico. Porém, é recomendado que o procedimento de diagnóstico e prevenção do câncer – que inclui consulta médica e exame do toque – seja feito anualmente, a partir dos 40 ou 45 anos.

É válido lembrar que o câncer de próstata tem chances de cura muito maiores quando a doença é detectada no seu estágio inicial.

Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online conosco! Acesse nosso site ou contato telefônico (48) 3364-7737

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############